sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Manifesto de um DCnauta Revoltado

Manifesto de um DCnauta Revoltado

Eu estou puto com a DC. MUITO PUTO. Serio.

Eu sou o que chamamos de DCnauta. É oposto de Marvete. Para os leigos, isso quer dizer que eu prefiro a DC Comics que a Marvel Comics. Não que eu não leia HQs da Marvel, eu leio sim, e diabos, leio muitas delas, como de qualquer editora. Se for bom eu leio. A diferença é que eu torço para que as HQs boas saiam em sua maioria pela DC. E que para a DC, como empresa, compre tudo de bom que as outras tem (Nota aos leitores: Eu sei que isto é idiota, mas o dia que alguém me explicarem por que é sensato ter um time de futebol, eu peço desculpas).

E é por isto que estou puto!

É o seguinte, todo mês a Marvel vende MUITO MAIS que a DC. MUITO. A DC tem as melhores historias ainda, isto é fato (abençoados sejam o selo Vertigo, Grant Morrison e Geoff Johns), mas a Marvel é “pop”. Claro que tem coisas boas na Marvel, e claro que a lixo na DC, mas isto não importa agora.

Realmente, o fato de qual editora tem historias melhores não diz nada nesta discussão.

O fato é que vivemos em um mundo Capitalista. Temos que ganhar dinheiro par afazer qualquer coisa. E a DC só poderá continuar com suas ótimas HQs se tiver aquele monte de lucros para bancar a empresa.

Mas se a DC esta perdendo a competição, não a o que se fazer, certo? Afinal, ambas usam todas as suas armas e uma esta ganhando, a Marvel. Ou não?

É justamente este o problema. A DC não usa todas as suas armas. Como eu já disse, este é um mundo Capitalista, e quem tem dinheiro manda. O dono da grana sempre vence. Mas a DC, por algum motivo, não usa sua grana para esmagar a concorrência.

Ai algum leigo diz: -Mas se a Marvel vende mais, ela não tem mais grana?-. Não meu doce amiguinho, NÃO PORRA!!! Vou explicar por que. A DC pertence a Warner Bros.. A Warner é o maior grupo de mídia do mundo. A Warner tem grana para fazer o que quiser.

Verdade seja dita, a maioria dos figurões da Warner nem sabem que tem uma editora de HQs. Mas uma coisa eles sabem, MONOPOLIOS SÃO BONS. Se o Paul Levitz (presidente da DC) ou o Dan Didio (editor chefe da DC) bater na porta de um alto executivo da Warner e propor a eles como ter um monopólio, não importa do que, os caras aceitarão.

A DC é muito cordial. Ele respeita muito, as regras, ela é muito camarada. CHEGOU A HORA DE DECLARAR GUERRA! Ela tenta ser gentil. Isto é burrice.

O que a DC tem que fazer é partir pro ataque. Pegar aqueles gordos cheques da Warner e contratar todos os grandes nomes da Marvel, das pequenas editoras e comprar as editoras que puder, como fazia nos bons e velhos tempos.

E isto nem é tão difícil. A maioria dos grandes nomes da Marvel, estão lá puramente por grana. Ou você acha que o Mark Millar prefere escrever Wolverine que Superman, o sonho da vida dele? Você realmente acha que Warren Ellis esta feliz de não poder voltar às obras de sua vida, Planetary e Autority? Por ai vai...

De um jeito de um jeito ou de outro, basta ter grana para contratar todo mundo. E a DC tem. Joe Quesada, editor chefe da Marvel, sabe disto. Claro que sabe, ele não é burro, diferente do Didio. Ele deve acordar toda manhã pensado “Hoje é o dia que tudo acaba, hoje é o dia que eles nos depenam e assumem o controle”, mas isto nunca acontece. Na verdade, ele até já não deve se preocupar mais. Depois de 15 anos com uma arma apontada apara você, acho que da para se acostumar.

Eu vou lhe dizer o que eu faria se estivesse na droga da cadeira do Paul Levitz.

-Mark Millar, quando você ganha na Marvel? Eu pago o dobro por mês para vocês ser exclusivo da DC e escrever Action Comics.

-Garth Ennis, quanto você ganha na Marvel? ? Eu pago o dobro por mês para vocês ser exclusivo da DC e escrever LOBO.

-Warren Ellis...

-Romita Sr. e Romita Jr...

-Jeph Loeb...

-Tim Sale...

-Alex Ross...

-Brian Bendis...

-Ed Brubarker...

-Michael Lark...

-Greg Rucka...

-Greg Pack...

Sacaram como tem que ser?

Em suma, os cabeças da DC são burros. Eles tem os personagens mais populares das HQs, e grana para contratar TODO MUNDO!!! Mas não o fazem. Nisto a Marvel vai ganhando mais e mais terreno.

A DC tem inúmeros grandes nomes, tanto que tem ainda as melhores historias, mas ainda assim, a Marvel é uma grande concorrente. A melhor forma de vencer é destruindo o adversário. Tirando da Marvel tudo o que ela tem, a DC assume o poder de novo.

Eu estou puto com a DC. MUITO PUTO. Serio

5 comentários:

Pirata disse...

O Ennis deveria voltar para Hellblazer...
Queria ver também novos enredos para Gotham Central com a mesma equipe criativa...
Eu quero é qualidade, não importa de onde!

LincK disse...

Jeph Loeb é espião... ele vai afundar a Marvel. Deixa ele lá!

Mas na boa, por mim tanto faz. Quero só boas histórias...

Anônimo disse...

O sonho da Warner deve ser se livrar da DC e comprar a Marvel, pois para quem quer monopólio, popularidade é tudo.
Alias, se mais pessoas preferem a Marvel, então mais pessoas julgam as histórias da Marvel melhores que as da DC, não é a lógica?
Então, se a Dc quer monópolio, que trate de se marvelizar, pois para a maioria ds leitores, ela anda devendo alguma coisa, caso o contrário, seria a mais lida e querida por todos.

Zaa disse...

Se a Warner quisesse a Marvel, ela teria comprado. DO ponto de vista editorial, é mais vantajoso ter a DC, pois ela só vende menos atualmente por decisões editorais entupidas, que seriam repetidas na Marvel se a Warner compre-se a empresa. A DC é mais vantajosa pois possui os herois mais famosos e populares.

A maioria das pessoas prefere a Marvel, mas até ai, RBD, Hight School Music, Titanic e Funk Carioca fazem um sucesso tremendo.

A DC não deve se "marvelizar" afinal, apesar de quer lucros, faz bem para imagem da empresa ser a produtora das melhores HQs. Se ela imitasse a Marvel em estilo, sairia perdendo duplamente. Primeiro por imitar algo que já existe e não conseguiria novos mercados, segundo, pois, como podemos ver pelos grades eventos Marvel, a editora vive de fazer seus herois se baterem de forma desproposital para lucrar em cima de fanboys exagerados (exagerados, nem os fanboys normais vêem lógica nisto).

Anônimo disse...

Mas então, Zaa, se a maioria das pessoas prefere Funk Carioca e Marvel do que Rock e DC, não tem como a DC se tornar líder de mercado. Pior ainda, se o preço pela liderança é se "funkelizar", então é melhor que ela continue para sempre em segundo lugar.
Mas, concordo contigo: a DC tem os melhores personagens, além de ter mais história e, portanto, ela tem mais problemas e mais responsabilidades do que a Marvel. O caminho da DC sempre será mais árduo, mas o nível de TODAS as comics anda tão ruim (ultimamente) que nem seria preciso um investimento milionário da Warner. Bastaria apenas um pouco de inteligência e de inspiração na criação das histórias...
Ah! Essa parte é engraçada: a DC tem os melhores E os piores personagens. Você pode montar um podium assim: 1.Batman - 2.A LJA - 3.Os Tops da Marvel (X-Men, Iron, Spider, Hulk, Thor, etc.). Se a Dc tem UM personagem nota 10, a marvel tem CINCO que seriam nota 8, por isso, é mais fácil para a Marvel agradar sempre o leitor. Já a DC depende demais do seu famoso trio, sendo que o Batman nem se encaixa direito no Universo da DC, pois ele tem o seu próprio mundo sombrio. Gotham é um caso a parte, os vilões do Batman são um caso a parte, enfim, o preço que a editora paga por ter O MELHOR DE TODOS OS PERSONAGENS DE TODOS OS TEMPOS é que apenas histórias "boas" não bastam. Exemplo futebolístico: a Argentina tem o Messi e um bom time. se jogar bem e empatar com o Brasil de Ronaldinho Gaúcho, para a Argentina será um bom resultado, para os brasileiros (mesmo que tb tenham jogado bem) será uma derrota. Ou seja, ninguém tem um super clássico do Iron Man para citar, por isso um boa história desse heroi agrada, mas no caso do Batman, uma mesma boa história sempre vai gerar cmentários do tipo: "Perto da Piada Mortal, isso aí é um lixo!".