sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Superman: Uma Nova Esperança

Boa noticia para 99,99% dos fãs do Azulão. A Warner anunciou que ira re-iniciar a franquia do personagem nos cinemas.



Em entrevista ao The Wall Street Journal, Jeff Robinov, diretor de produção da Warner declarou o seguinte:

"Superman - O Retorno não funcionou como filme da forma que nós esperávamos. Não posicionou o personagem como precisávamos. Se tivesse funcionado em 2006, teríamos no Natal deste ano ou de 2009 outro filme do Superman. Agora o plano é reintroduzir o personagem sem qualquer menção a filmes anteriores."
.

Também foi anunciado que até 2011 a empresa quer lançar mais 4 filmes de herois DC, sendo dois deles já confirmados, o retcon do Superman e o terceiro Batman. Os candidatos as outras vagas são Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Arqueiro Verde e Flash. Liga da Justiça foi realmente descartado até a consolidação dos herois solo.

Superman, Criado por Jerry Siegel e RUSSELL KEATON!

Direto dos tribunais norte-americanos, uma descoberta surpreendente.

Joe Shuster, muito provavelmente pode deixar de ser considerado co-criador do Superman!

Para quem não sabe, até poucos dias a gênese do Superman era descrita da seguinte forma:


Em janeiro de 1933, Jerry Siegel e Joe Shuster editaram um fanzine chamado Science Fiction, onde constava a historia "The Ring Of The Superman". Estrelada por um VILÃO CARECA. de poderes mentais e visão telescópica, este perssonagem viria a ser reformulado pelos dois para anos depois ser o heroi que chamamos de Superman, que apareceu pela primeira vez em Action Comics 1, de julho de 1938.



Mas durante o processo que a familia Siegel move pelos direitos do personagem, foram revelas tiras nunca lançadas encontradas dentre o espolio de Jerry Siegel, datadas de 1934 com ilustrações de Russell Keaton, relativamente conhecido pelo seu trabalho em Buck Rogers. Nas tiras, a uam versão muito mais próxima do heroi da DC. O que o difere é que ele veio do futuro e não do espaço, o nome de seus pais, falava um língua estranha quando chegou bebê mas a esqueceu (referencias aos imigrantes como Jerry). Os artistas a ofereceram ao sindicato Bell Syndicate, mas este as recusou. Aparentemente, depois disto Keaton pulou fora por não confiar no trabalho de Siegel.

Agora fica dificil precisar que é o co-responsável pelo personagem. Particurlarmente, vejo três possibilidades:

- Jerry Siegel e Joe Shuster depois de "The Ring Of The Superman" continuaram a explorar o Superman, e Shuster seria sim o co-criador, apesar de Keaton desenha-lo de forma mais próxima a tradicional com intuitos comerciais antes.

-Siegel é o unicó criador, desenvolvendo tudo sozinho e só mandando os ilustradores trabalhar em cima.

-Keaton junto com Siegel desenvolveu o conceito do heroi e assim seria co-criador no lugar de Shuster.

Só o tempo dirá qual é a verdade...



Para ver as tiras, acesse aqui: ARQUIVO EM PDF.